sexta-feira, 17 de setembro de 2010

No Altos Las Hormigas, eu fui!

Só o nome deste vinho já me chamava atenção! Como um vinho pode associar seu nome à formigas? Pelo menos é diferente... E como tudo que é diferente, chama a atenção. Me sentia na obrigação de entrar neste formigueiro e provar o vinho resultante desta quase provocação.

É o Altos Las Hormigas, Malbec, 2006, Argentino. A Argentina tem fama pela produção de uvas tipo Malbec e a safra de 2006 está na lista das safras bem pontuadas em ranking mundiais.
O jantar era bacana, lugar legal, harmonizado com um carré de cordeiro. Carne forte, vinho forte! Não é exatamente a combinação que me encanta, mas reconheço que é uma harmonização interessante.
A cor do vinho é intensa, rubi escuro, denso. O cheiro (bouquet) possível de perceber na taça é agradável, onde já é possível perceber a presença do carvalho. No sabor, a confirmação! Um vinho com bastante presença de tanino e por consequência um elevado sabor de carvalho. Também não é a sensação que mais gosto nos vinhos, mas o que me chamou a atenção foi o fato de que a acidez do vinho estava super bem equilibrada. Geralmente, vinhos com intenso sabor de carvalho acabam sendo vinhos ácidos, pelo menos para o meu paladar. E nisto, as formigas argentinas surpreenderam. Não é um vinho ácido. Um sabor agradável, de boa digestão. O sabor, além de intenso, é prolongado.
É um vinho que fica, pelo menos, 18 meses em barril de carvalho francês e trata-se de um vinho de baixa quantidade de produção, cerca de 40.000 garrafas/ano.
Um brinde às formigas!

2 comentários:

  1. esse vinho é ótimo! Gosto muito dele! Escrevi sobre ele no meu blog há alguns dias!! Muito legal o Vinhos sem Mistério, estou adorando!! Abraço, e continuem com o ótimo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. esse reserva eu ainda não provei, trouxe duas garrafas da minha ida a Buenos Aires. O varietal eu tomo seguido e é muito bom.... fiquei mais ansioso ainda para experimentar.

    ResponderExcluir