sábado, 11 de setembro de 2010

Chef por um dia: filé harmonizado


Hoje inicia o primeiro post do “Chef por um dia”. Estarei compartilhando aqui receitas de pratos harmonizados, no mesmo clima do blog, ou seja, sem mistério. Como prato inicial, vou descrever um que gosto muito de cozinhar e harmonizar com vinhos. É uma excelente dica!
Trata-se do filé ao molho de vinho tinto. Ou seja, você vai comer e beber vinho! Um prato exótico e que agrada no visual, no cheiro e no sabor.

Ingredientes:
2 bifes de fié mignon
1 taça de vinho tinto (preferência por Cabert Sauvignon)
2 colheres de sopa de shoyu
2 colheres de sopa de maisena
1 colher de sopa de açúcar
Sal e pimenta-do-reino

Como preparar:
Tempere o file com pimenta e sal a gosto e grelhe até dourar.
Para o molho, frite um pequeno pedaço da carne com açúcar até dourar. Acrescente o shoyu, o vinho tinto e a maisena e leve ao fogo, mexendo até engrossar. Prove e se for necessário, acrescente mais sal. Coloque sobre o filé sobre o molho, de forma decorativa no prato.
Sugiro cozinhar batatas pequenas e servir junto, decorando com temperos verdes.

Para harmonizar:
Já fiz este prato algumas vezes e tenho duas sugestões de vinhos que harmonizam muito bem.

O primeiro é o Casa Silva, Los Lingues, Carmenére. Um vinho Gran Reserva, robusto e propício para o prato. Um vinho clássico do Chile, tanto pela vinícula quanto pelo tipo de uva. Segundo especialistas, a melhor safra até hoje de vinhos de uva carmenére no Chile são dos anos de 2001, 2006 e 2007.

A segunda opção seria um italiano chamado La Casa, Brunello di Montalcino, da uva Sangiovese, que também segundo especialistas as melhores safras são dos anos 1997, 2000 e 2005. São vinhos DOC (Denominação de Origem Controlada) e super respeitados nos cenários internacionais de vinhos.
Ambos é recomendado que deixe “respipar” por uns 30 minutos antes de servir.













Não encontrando nenhum dos dois vinhos, opte por vinhos mais robustos (Chilenos, Argentinos e Italianos) de uvas do tipo Tannat, Cabertnet Sauvignon, Carmenére ou Malbec e com certeza terá uma boa experiência.

2 comentários:

  1. Oi Gabriel! Tudo certo? Agora tu falou a minha língua! Vinho geralmente(GERALMENTE!! hehe) se consome comendo! E cozinhar já tomando um vinho deixa a comida melhor ainda hehehe.. A receita é simples e aparentemente rápida! Quanto tempo tu leva para deixar a comida pronta no prato? Outra dúvida nessa parte:
    "Para o molho, frite um pequeno pedaço da carne com açúcar até dourar."

    Tá, então eu não grelho os 2 filés.. eu grelho 1 e 1/2!? E a outra metade eu deixo para o molho? OU, eu grelho os 2 filés temperados e corto um pedacinho para por na panela do molho (esse pedaço vai passar..)?

    Bom, parabéns mais uma vez pelo blog! Tá show!

    Abraço,
    Cristiano Basso

    ResponderExcluir
  2. Legal Cristiano,
    O prato é rápido de fazer. Não deve levar mais do que 20 minutos, embora confesso que nunca controlei o tempo!
    Sobre o pedaço de carne com açúcar, é um pedaço a parte (extra aos dois filés), e é bem pequeno mesmo. Ele não vai ser usado para ser degustado é apenas para caramelizar a carne e soltar o seu gosto no molho, apenas isso. Este pedaço deve ir fora depois.
    Obrigado por visitar o blog, e tendo mais dúvida, é só me escrever!
    Abraços!

    ResponderExcluir