sábado, 11 de setembro de 2010

Casal Garcia - um clássico vinho verde

Minha esposa estava com desejo de comer peixe e então fomos em um restaurante típico de frutos do mar. O prato escolhido foi um filé de peixe grelhado com  molho de camarão. Era então momento de escolher o vinho. Fazia já algum tempo que não tomávamos algum vinho verde e fomos direto no clássico português Casal Garcia, tipo branco.

Ao contrario do que muitos pensam, vinho verde não tem a cor verde. O vinho é muito parecido (em cor e sabor) com variações de vinho branco. Tanto que é nesta área da carta de vinhos dos restaurantes eles geralmente estão. Mas também é importante ressaltar que existe vinho verde tinto. Poucos conhecem e é mais difícil encontrar, mas existem! O nome “verde” é pelo fato do vinho ser produzido a partir de uvas que não amadurecem como as demais. Um vinho feito para ser bebido jovem.
Já conhecia o Casal Garcia, mas foi mais uma vez gratificante a escolha. O vinho tem um bom bouquet, nada intenso, e extremamente frutado. Abrimos ele gelado, da maneira que deve ser. O vinho possui um leve gás (leve mesmo), que dá uma agradável sensação na língua. O sabor é interessante e agradável. Como dito antes, é bastante frutado e lembra as espumantes demi-sec. Para o meu paladar, o vinho verde é mais semelhante aos clássicos vinhos tintos do que os clássicos vinhos brancos, e por isso mesmo me agrada mais. Ele gelado harmonizou muito bem com o peixe. Uma ótima pedida! Em breve estaremos entrando em épocas mais quentes, e o vinho verde, sem dúvida, será mais uma dica refrescante e prazerosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário