quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Rumo ao Chile!


Atendendo ao pedido de um leitor aqui do blog, e amigo (Renato – Bandas Gaúchas), resolvi escrever um texto sobre os vinhos Chilenos.
Não são meus vinhos preferidos, mas ainda assim considero os chilenos os melhores vinhos da américa do sul.
A maioria dos bons vinhos chilenos são produzidos no Valle del Maipo, e durante muitos anos foram comparados com vinhos europeus, pela forma com que as uvas são plantadas e tratadas. Hoje isto tudo já se misturou um pouco, e o que fica mesmo de forma sem mistério (que é a proposta deste blog) é que os vinhos chinelos tem um bom sabor, mais leve que os argentinos e menos ácidos do que os brasileiros (pelo menos para mim).
Como não são vinhos da minha preferência, não conheço tantas marcas chilenas, porém, dentro daquelas que eu já degustei, destaco algumas como positivas. Começando pela mais famosa do Chile, a Concha Y Toro, que costuma ser uma marca de entrada para muitos que iniciam nos prazeres do vinho, com a linha Casillero del Diablo. A uva carmenere é, para mim, a melhor da Concha Y Toro. Como a linha deles é enorme, fica aqui a dica para provar o Marqués de Casa Concha, que é um dos vinhos tops deles, que vale a pena conhecer!

Outras marcas de vinho chileno que me chamam atenção são: o ConoSur (destaque para os Pinot Noir deles), o Cousino Macul (que é para os chilenos a vinícula mais importante para eles), o Viu Manet (que se destaca por vinhos bons e de baixo preço), a linha completa do Casa Silva (que já comentei em post anterior) e por fim os vinhos da vinícula Montes, que conheci com meu amigo Rafael (grande apreciador de vinhos) e que já provei o Montes Alpha M e o Purple Angel (degustado inclusive na casa do Rafael), que foi para mim até hoje o melhor vinho da América do Sul que já tomei!
Acredito que ainda tenho muito o que explorar e conhecer sobre vinhos chilenos, mas fica aí as dicas iniciais que tenho para compartilhar!
Obs: anexo está a imagem de um mapa das regiões vinículas do Chile!

Um comentário: