segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Vinho branco de guarda? Etchart Privado 2000


Sempre li que vinho branco não é feito para ser de guarda. Deve ser tomado jovem. Como nem sempre levo as coisas da vida na maneira como diz a etiqueta, resolvi contrariar e esperar anos para provar um vinho branco pra lá de envelhecido.
Trata-se do Etchart Privado Torrontés, safra 2000. Um vinho com dez anos de guarda. Produzido na Argentina, com a uva Torrontés (que aliás só é produzida na Argentina). Um vinho barato e de fácil companhia. Leve, frutado e bonito no seu visual. Sempre gostei dele, mas nunca havia aberto um de safras tão antigas.
O que aconteceu? Primeiro que a rolha já estava porosa, provavelmente porque o produtor não utiliza rolhas com boa capacidade de guarda. Depois a cor e a densidade do vinho. Logo em servir foi possível perceber que ele havia escurecido. Ao invés de ter uma cor amarelada clara, que lembra as espumantes, o vinho estava dourado, denso, robusto. Lembrava um vinho licoroso. No sabor? Açúcar. Um vinho bem mais doce do que o seu normal. Para quem gosta de vinhos "Late Harvest" (ou vinho de sobremesa), a idéia de guardar por anos um vinho branco não é tão ruim. Tomamos com prazer e quando vimos a garrafa já havia acabado. Abrir outra? Só daqui dez anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário