quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Moira's frutado! Um vinho não tão vinho!

Na minha viagem à Portugal, passei por algumas lojas de vinhos. Obviamente, não conhecia a metade dos vinhos que vi e por isso mesmo acabei comprando aqueles que mais me chamaram a atenção. Uma vendedora de uma das lojas me indicou este vinho do post de hoje, o Moira's Frutado. Havia me comentado que era um dos vinhos preferidos dos brasileiros e que era uma bebida diferente por ter realmente uma intensidade maior de frutas, tanto no aroma quanto no paladar.
Trata-se de um vinho da região do Alentejo, de safra 2006. O produtor não descreve no rótulo quais são as uvas desta bebida, o que já me deixou extremamente intrigado e desconfiado da qualidade. Mas como era uma garrafa muito diferente das demais, resolvi trazer para o Brasil.
Nesta semana, eu e minha esposa resolvemos abrir. Foi o primeiro vinho que trouxe de Lisboa que entrou na nossa lista de degustação já em solo brasileiro.
A cor do vinho é "normal", nem tão escura, nem tão clara. Pelo visual, podemos definir como um bom vinho. Ao sentir o cheiro do vinho dentro da taça, percebemos o alto índice de frutas. No sabor, a mesma coisa. Não quero dizer que o vinho é ruim, pelo contrário, é muito agradável. Porém, o teor de frutas é tão grande que não chega a parecer propriamente um vinho. Lembra as bebidas estilo KeepCooler, onde o sabor de frutas é facilmente identificado.
Para quem gosta de um vinho mais leve, um pouco mais doce e diferente, é uma ótima dica. Para quem gosta de vinhos tradicionais, recheados de taninos e aroma de carvalho, é melhor nem passar perto desta garrafa.
Não sei se tem no Brasil, mas para os curiosos, vale a pena experimentar!

3 comentários:

  1. eu quero esse vinhooo!!!! meu grupo de teatro tem esse nome e agora eu quero esse vinho pra servir na abertura da nossa exposição fotográfica! caso saiba onde eu acho no Brasil vc pode ter a gentileza de me avisar??
    www.moirasmeubem.blogspot.com
    grupomoiras@gmail.com
    obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Thacilla,
    Realmente não é muito fácil encontrar este vinho a venda no Brasil. Se encontrar, te aviso sim!
    Parabéns pelo seu grupo!!! Muito interessante!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. E un vinho do Alentejo (Adega das Mouras e Arraiolos) e as castas são Alicante bouschet, Syrah e Trincadeira. Tem varias gamas de vinhos: Basica, media e superior.
    O Moira´s frutado pertenece à basica (tb esta o Intenso e Aveludado) a gama media e superior tem o nome de MOURAS, e por regla geral apresenta-se no mercado como monocastas: Mouras Alicante Bouschet, Mouras Syrah....

    ResponderExcluir