sábado, 31 de julho de 2010

Os prazeres do Valpolicella de janta e Intenso de sobremesa


O propósito deste blog não é falar de restaurantes. Mas desta vez, serei obrigado a citar o local onde degustamos o vinho que será comentando. Acredito muito que o sabor de um vinho sofre "influências" (pelo menos psicológicas) conforme o local onde você bebe, as pessoas que você estava, o motivo do encontro e a comida que acompanhou. Isso influencia primeiramente o nosso bem estar, e o vinho pega "carona".
Neste final de semana, eu e minha esposa completamos aniversário de namoro. Fomos para Gramado e resolvemos conhecer o restaurante Bouquet Garni. Não poderia ter sido melhor. Uma noite agradável, de vista para o lago de Gramado, uma boa música francesa de fundo, mesa com velas, clima harmonioso, um bom motivo para comemorar e então, nada mais justo do que um bom vinho.


Como somos apaixonados pela Itália e suas regiões vinículas (principalmente aquelas que pertencem à região de Toscana), era hora de provarmos um vinho que fazia tempo que tínhamos interesse. Trata-se de um clássico Italiano: o Valpolicella. Muitos vinhos Italianos vem com um selo (ou sigla impressa no rótulo) chamada DOC ou DOCG, que significa: Denominação de Origem Controlada e Garantida. Ou seja, é algo do tipo: "nós, italianos, garantimos que o vinho é pra lá de especial"! O preço nos deixa na dúvida. Algo em torno de R$ 100,00 a garrafa. Mas depois de gastar para se hospedar em Gramado, presentes de namoro e restaurante especial, não seria momento de economizar no vinho. A data merecia um vinho a altura.
Sobre o vinho em si, só temos comentários positivos. O sabor clássico do carvalho, porém sem ser forte e sem deixar uma sensação azeda na boca. Sensacional! Um vinho que conseguiu trazer o gosto típico de vinhos tradicionais, porém de forma leve. Exatamente como gostamos!
A janta era composta por carnes vermelhas, exóticas acompanhadas de risoto de queijo e alho poró em um formato que lembrava batata palha. Que experiência! O vinho acompanhou muito bem! Tomamos toda a garrafa sem nem mesmo nos darmos conta! Vinho Italiano, mais uma vez nos permitiu uma deliciosa experiência.


De sobremesa, para acompanhar sorvete de creme caseiro com cobertura de chocolate (que aliás, recomendo muito), resolvemos experimentar um vinho de sobremesa. Costumam ser muito doces e fortes, mas sabíamos que o momento era especial, e afinal já havia acabado a nossa garrafa Italiana. Pedimos para o Sommelier uma dica de um vinho de sobremesa que não fosse nem tão doce, nem tão forte. Um vinho que caísse bem para o fechamento da noite. E foi assim que provamos o vinho Intenso, da Salton. E mais uma vez, acertamos em cheio! Melhor vinho de sobremesa que já tomamos. Estes vinhos de sobremesa, costumam ter nos rótulos as expressões "Late Harvest", que significa colheita tardia. São vinhos que ficam doces justamente por este motivo. Costumam ser mais "pesados", mais densos. Particularmente, considero eles entre um vinho branco e um vinho do porto. Por isso, é normal que se beba pouco, apenas para acompanhar a sobremesa. Vale a pena, e desta vez, a Salton nos surpreendeu positivamente! Encerramos a noite extremamente felizes com a experiência gastronômica que tivemos na nossa comemoração. Fica aí a dica, Valpolicella de janta, Intenso de sobremesa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário