quinta-feira, 15 de julho de 2010

Casa Silva lá em casa



O texto de hoje vou fazer especial para os vinhos Casa Silva. Hoje são sinônimos de status e pedir um Casa Silva é ficar sem medo de errar. Casa Silva não “paga mico”. Para os que conhecem, admitem que é um bom vinho (embora todos os grandes entendedores não costumam recomendar vinhos popularmente conhecidos), e para aqueles que não conhecem, sabem que o Casa Silva tem requinte.
De fato é um ótimo vinho. Sempre costumo ter na minha pequena adega. Um vinho de bom gosto, sabor interessante, baixa acidez e uma relação entre preço e satisfação bem interessante.
O que complica um pouco a linha Casa Silva é a linha deles, que inicia no Colecion, passa pelo Reserva, e depois tem os Los Lingues (Gran Reserva). O preço vai no mesmo embalo crescente e por consequencia, a qualidade também. Confesso que toma-los em momentos diferentes, para quem não é um expert, fica difícil reconhecer qual é o mais envelhecido. Porém, se degustar em sequencia, aí sim é bem fácil perceber a diferença.
A linha Colecion é a linha básica da Casa Silva, vinhos que são produzidos e em seguida engarrafados e por isso o preço mais acessível.
Vinhos denominados “Reserva”, são vinhos que foram envelhecidos em barril de carvalho. Portanto, é possível sentir a famosa expressão entre os amadores chamada “gosto de rolha”. Na verdade, é o gosto do carvalho. Dizem que é chique sentir este gosto, sinal de qualidade. Particularmente, não gosto de vinhos onde este gosto fique muito saliente.
Os vinhos “Gran Reserva”são vinhos que ficaram pelo menos dois anos envelhecidos em barril de carvalho. De forma geral, são vinhos que deveriam ficar um tempo de reserva na sua adega também, esperando aquele momento especial de fazer um clima em casa e abrir a tão esperada garrafa. Deixe dar uma respirada. Não precisa necessariamente colocar em decanter e anunciar para todos a importância disto. Abra a garrafa e deixa lá, no cantinho. Apenas para garantir que o vinho melhore.
Para fechar, a minha sugestão é que se inicie conhecendo Casa Silva pelo Colecion. Gaste e deguste este vinho até entender que é momento de avançar uma etapa, e assim por diante até o seu bolso e seu paladar estar alinhado com os Los Lingues.
Casa Silva, um vinho certeiro para ter em casa. Não tem erro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário