sábado, 22 de janeiro de 2011

"Buffet" de vinhos!

A proposta deste blog nunca foi falar sobre restaurantes. Mas hoje, terei que quebrar este protocolo, afinal desta vez me senti obrigado a comentar sobre um lugar que conheci, principalmente depois de saber que a minha cidade havia sido presenteada com este tipo de proposta.
Estava sem saber onde ir e resolvi dar uma olhada nas dicas de um blog que adoro, o Destemperados (www.destemperados.com.br). Logo que vi a sugestão do Vinum Wine Bar, não sobrou alternativas, afinal outras pessoas já haviam me indicado. Um bar especial para amantes do vinho, em Porto Alegre! Fomos direto para lá.


O lugar é um espaço composto com loja de vinhos (que já existia antes, em outro endereço) com um charmoso restaurante. Isto por si só, abre um leque enorme de possibilidades de vinhos para harmonizar com os pratos, que por sinal, também são excelentes. O atendimento é nota 10. Mas o grande charme do lugar é uma máquina que existem poucas no Brasil e é a única da região sul. Não lembro o nome da máquina, mas isto agora não vem ao caso. É uma máquina que permite a conservação do vinho, mesmo que aberto, mantendo todas as suas propriedades. Mas o mais interessante, é que por este motivo, a máquina permite a venda de doses (25, 75 e 150ml) das garrafas que ali se encontram Ou seja, você tem à disposição praticamente um buffet de vinhos. Você pode ir tomando um vinho, depois outro tipo, depois outro e assim por diante. É possível experimentar todas as diferenças de um vinho para outro. Além disto, também é a oportunidade de você provar um vinho muito caro, em pequena dose e saber se vale mesmo a pena. E por fim, outra vantagem é que cada um na mesa pode tomar o vinho que mais lhe agrada. Sensacional a idéia!








Eu e minha esposa resolvemos experimentar alguns, em pequenas doses (no nosso caso provamos sempre 75ml). Começamos por um branco, Chardonnay, Francês. Os vinhos Franceses sempre estiveram na minha lista de favoritos e este branco confirmou a qualidade deste charmoso país. O vinho lembra uma espumante, sem gás! Leve e aromático. Uma ótima dica para harmonizar com os aperitivos iniciais. O vinho é da vinívula Roux Pere e Fils, com o nome Bourgogne, safra 2008. Como a maioria dos Franceses, este foi mais um vinho que costuma agradar à todos.








Resolvemos seguir as dicas do Sommelier (que por sinal foi extremamente atencioso) e fomos para vinhos diferentes, harmonizado com as nossas escolhas. Minha esposa pediu um risoto de camarão e seguiu no vinho branco. Passou para um Chileno, o Santa Ema, também Chardonnay, safra 2008. Foi muito legal perceber a diferença de terroair (terra onde a uva é desenvolvida). O Chileno pareceu mais "forte", não tão leve. O seu aroma é menos perfumado, mas o gosto muito bom. Harmoniza melhor com pratos, enquanto o anterior cai bem apenas o vinho e nada mais.










Como eu preferi comer uma carne vermelha (filé com alho poró), segui a sugestão do Sommelier e provei um Chileno tinto, safra 2008, Alba de Dommus. Um corte de Merlot, Carmenere e Cabernet Sauvignon. Confesso que o vinho não caiu tão bem para mim. Não gosto de sabores tão acentuados dos taninos, que passam aquela sensação de estar tomando o carvalho. E foi o que senti neste vinho. Não chegava a ser ruim, mas também não estavam naqueles que nos deixam sorrindo de prazer após ingerir!









Mas eu estava curioso mesmo era para provar outro.  Um Argentino chamado Carmelo Patti, Malbec 2006. É um vinho feito por uma bodega estilo boutique na Argentina, com produção em pequena escala. O Brasil importa apenas 5.000 garrafas por ano. Ou seja, você estar frente a frente com esta garrafa em território Brasileiro é coisa rara! Não poderia deixar de conhecer. O vinho é de extrema qualidade. O mesmo espírito da Skol... um vinho que desce redondo. Uma equilibrada harmonia entre taninos, acidez, sabor e bouquet. Um sabor longo, que permanece um bom tempo nos dando prazer... A cor é intensa, o que reforça a idéia de um vinho saboroso. Ótima dica!



Fica aí uma ótima dica em Porto Alegre, o Vinum Wine Bar.

Site da Vinum: www.vinum.com.br
Link do posto no Destemperados: http://www.destemperados.com.br/2010/12/20/vinum-wine-bar-and-good-food/

Estando em Porto Alegre, não deixe de conhecer!

2 comentários:

  1. fala velho,

    cara, que legal que vcs não só curtiram como tbm foram conferir a dica de perto. é isso que nos incentiva a buscar mais e mais dicas, sério mesmo.

    preparamos uma harmonização mto legal lá na vinum depois recentemente, e acredito que tanto tu qto todos os amantes da boa mesa ficarão extremamente satisfeitos. dêem uma olhada: http://bit.ly/fmL0HN

    abração, diogo.

    ResponderExcluir