sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Gran Tarapacá com "arejador"


O Gran Tarapacá já é um vinho velho nos meus hábitos de consumo. Fazia tempo que não bebia e resolvi abrir uma garrafa 2009 de um Reserva Cabernet Sauvignon. O vinho é muito bom, e uma ótima relação custo x benefício. É um vinho saboroso e com bons tons de carvalho, sem exageros. É possível perceber uma acentuada presença de taninos, fruto do tempo reservado em barril de carvalho. Não é muito meu estilo, mas mesmo assim considero o Gran Tarapacá bem equilibrado!

Porém, o mais legal deste vez foi experimentar um presente que ganhei da minha esposa. Não sei o nome técnico, mas ando chamando de "arejador". A função dele é acelerar a oxigenação do vinho, deixando mais rápido os efeitos que o vinho sofre quando deixamos por um tempo maior em um decantes. É um acessório colocado na ponta da garrafa que aumenta a presença de oxigênio ao servir o vinho na taça. Fizemos um teste simples. Servimos em uma taça o vinho recém aberto e na outra servimos o vinho usando o acessório. Minha esposa notou a diferença mais rápido do que eu. Mas conforme íamos degustando, foi possível perceber que a diferença era mesmo grande. No vinho "arejado" o seu sabor era mais agradável, com menor acidez percebida, o que gerava uma sensação inclusive de ser menos alcoólico. Muito interessante!

Um bom e tradicional vinho, com um moderno e eficaz acessório! Valeu a experiência!

2 comentários:

  1. Eu estava julgando charlatanismo este vibrador.. quero dizer.. arejador de vinhos. Sobretudo porque os americanos o adoram (eles gostam de cada coisa esquisita...).

    Hoje, por concidência, mais um decanter foi pro espaço aqui em casa. Partiu ao meio durante a lavagem. E eu não aguento mais trabalhar para comprar decanters e taças! Tanto que considero voltar a moda medieval de beber vinho em taças de metal (urgh!)

    Gostei pois da dica. É bom saber que o bichinho funciona.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Alex,
    Confira e faça os seus testes, e depois compartilhe conosco! Na minha opinião, faz diferença, principalmente em vinhos muito encorpados e de guarda (safra superior à 3 anos).
    Obrigado pela visita!
    Abraços!

    ResponderExcluir