domingo, 1 de maio de 2011

Carmenére, a uva do casal!


A convite de um casal muito querido de amigos, o João Batista e a Angelita, fomos de forma repentina parar em um restaurante para uma janta descontraída de sexta-feira.
Já comentei outras vezes aqui neste blog, que a proposta dele não é falar de restaurantes. Porém, toda vez que o restaurante acaba sendo muito surpreendente e envolvente na temática do vinho, sou obrigado a citar!
Digo isto, pois fomos mais uma vez na Vinum, que já escrevi uma vez sobre este fantástico lugar (http://vinhossemmisterio.blogspot.com/2011/01/buffet-de-vinhos.html).

Fui o primeiro a chegar no restaurante e tive uma grata surpresa. Estava acontecendo um evento de degustação e como conheço o pessoal da casa, fui convidado para me juntar com a “turma” e conhecer os vinhos da vinícula Campos de Cima. Para começar, trata-se de uma vinícula da cidade de Itaqui, do interior do RS, próximo a fronteira com a Argentina. Experimentei alguns vinhos e destaca-se o Ruby Cabernet 2008. Esta é uma uva difícil de ser encontrada, é fruto de uma combinação da Cabernet Sauvignon com a Carignan. A surpresa foi muito positiva. O vinho é agradável, muito equilibrado e com um destaque especial para seu buquet e sua coloração. Depois pude provar o Tannat deles, que considerei muito melhor do que a grande maioria dos Tannats que já tomei. Não sabia que o Brasil estava produzindo bons vinhos desta uva. Não conhecia a região e menos ainda a vinícula. Valeu a pena esta descoberta. Em breve terá venda on line!
A segunda boa surpresa foi que conhecemos um novo casal, que acompanharam os amigos que nos fizeram o convite, o Sérgio e a Mari. Assim, formamos um time de seis apaixonados por vinhos e começaria ali um excelente rodízio de vinhos!

Começamos a nossa rodada de vinhos com uma célèbre frase do JB, que definiu que o vinho de uva carmenére é o “vinho do casal”. Ele definiu assim, pois a carmenére agrada aos paladares femininos e também aos masculinos. Uma boa definição! Um brinde à frase e seguimos em frente!
Também por indicação do JB, conheci o Domaine Conté, obviamente Carmenére, safra 2008. Um vinho Chileno, do Valle Cachapoal. Boa frase, e bom vinho! De fato harmonizou super bem com as entradas e com o nosso bate papo. Abriu os nossos sentidos para o vinho e todos na mesa concordaram que se tratava de uma excelente escolha. Não lembro ao certo o preço, mas era algo na faixa de R$ 60,00, isto no restaurate. Um vinho produzido em um vale bem famoso no Chile, que possui grandes vinículas, como a Santa Ema que falaremos mais abaixo.. É um vinho com uma acidez um pouco mais amena que o padrão do Chile, e por isso nos agradou tanto. O sabor é bom e longo, levemente frutado e uma presença bem equilibrada da presença dos taninos. Um vinho leve, mesmo tendo quase 14% de álcool.






O segundo vinho foi o Perpetuum Premium, Malbec 2008. Também um ótimo vinho, principalmente por ser um Malbec de uma forma não tão agrassiva ao nosso paladar, como é possível encontrar facilmente na Argentina. Este vinho também é Argentino, de Mendoza e foi o vinho que escolhemos para harmonizar com os pratos. Mas não vou falar muito dele, pois o post de hoje é uma homenagem ao Carmenére, o vinho do casal!








Para fechar, e esticar a nossa conversa, voltamos para o Carmenére. Desta vez foi uma indicação do sommelier. Chegou na nossa mesa o Santa Ema, Chileno, Reserva Carmenére Barrel Select 2007. Para começar, nos explicaram que este vinho tem uma espécie de lenda. Dizem que após o segundo gole, devemos fazer um pedido, e ele se realizará! Não acredito nas bruxas, mas como elas existem, resolvi também fazer o meu pedido: continuar tomando bons vinhos com bons amigos por muitos e muitos anos! Não sei se era porque já estávamos com um certo nível de álcool no sangue, mas gostei muito deste vinho, que é composto por uma bonita tonalidade da cor ruby, um bom aroma e um final frutado que deixa um ótimo gosto na boca.
Encerramos a noite! Um brined aos vinhos! Um brinde aos amigos!

Um comentário:

  1. Delícia, estou bebendo meu Carmenére Sta.Helena agora, só provando para saber...

    ResponderExcluir