domingo, 22 de maio de 2011

Entrevista: Vinhos da Campanha!*



Em Porto Alegre, o Bairro Floresta foi o local escolhido para a apresentação de 10 das 16 vinícolas existentes hoje na região da Campanha, no último dia 17. No excelente evento, organizado pela enóloga Maria Amélia Duarte Flores,, da Vinho  e Arte, na churrascaria Na Brasa, foram degustados os produtos das vinícolas Almaden, Cordilheira de Santana, Dunamis, Guatambu, Fortaleza do Seival, Santa Colina, Routhier & Darricarrère, Don Pedrito, Campos de Cima e Peruzzo. A qualidade dos vinhos dessa nova fronteira do vinho brasileiro chamou a atenção do elevado número de profissionais do ramo que compareceram à apresentação. Para falar mais sobre essa nova realidade do vinho nacional, entrevistamos a enóloga Gabriela Potter, da Vinícola Guatambu:

Vinhos Sem Mistério -  Como surgiu a visão da indústria vinífera na região?



Gabriela - O potencial da região da Campanha para produção de vinhos foi identificado na década de 1940, quando o professor norte-americano Harold Olmos, da Universidade de Davis, da Califórnia (USA), veio à região e mostrou que ela era uma das melhores para o cultivo de viníferas nobres do mundo. Na década de 1970, estudos mais detalhados, referenciados pela mesma universidade de Davis, mas com participação de técnicos brasileiros do Instituto Agronômico de Pelotas (RS) e da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul , comprovaram que a Campanha tem características de clima e solo muito adequadas à vitivinicultura, e deram as bases para experiências do grupo multinacional National Distillers, em Livramento, onde eles fundaram a Almaden, em 1973.
Vinhos Sem Mistério - A campanha gaúcha é a nova Califórnia no mundo do vinho?
Gabriela -      A Campanha Gaúcha será a nova Califórnia no mundo dos vinhos num futuro próximo, de aproximadamente 5 anos. Muitas vinícolas estão investindo e se desenvolvendo na região. O enoturismo também será alavancado. A Guatambu Estância do Vinho, por exemplo, será inaugurada em 2012 com área construída de 2.900m², com uma grande área voltada ao turismo, como espaço gourmet, auditório e museu. Pretendemos mostrar ao apreciador de vinhos a cultura do pampa gaúcho também.
A região apresenta déficit hídrico no verão e alta insolação, justamente durante o período da maturação das uvas, favorecendo a acumulação de açúcar nos frutos e a maturação dos polifenóis, resultando em maior qualidade nos vinhos. O clima apresenta amplitude térmica (diferença entre a temperatura do dia e a da noite) superior a 12° C, fator importante para a boa maturação da uva. Está situada no Paralelo 31, o mesmo no qual, em outras regiões do Hemisfério Sul, se elabora alguns dos grandes vinhos: Santiago, no Chile; Mendoza,na Argentina; Stellenbosch, na África do Sul; e Nova Gales do Sul, na Austrália.

Vinhos Sem Mistério - Qual o diferencial mercadológico dos nossos vinhos? 

Gabriela -     Assim como é o povo brasileiro (miscigenado, alegre e descontraído), nossos vinhos expressam toda esta diversidade: produzimos vinhos nos diferentes climas que nosso país possui: desde o Vale do São Francisco, no Nordeste, onde o clima é tropical, não havendo frio, passando pela região serrana de Santa Catarina e a tradicional Serra Gaúcha, até a região da Campanha, com seu clima espetacular para vinhos finos, como já falei anteriormente. Na minha opinião, o diferencial mercadológico dos nossos vinhos será justamente esta diversidade e também o fato de produzirmos vinhos mais frutados e fáceis de beber, descomplicados.

Vinhos Sem Mistério - Na competição com importados, há um conceito de que somos bons em espumantes e vinhos brancos mas  não em tintos. Como você analisa isso?

Gabriela -     Esta cultura foi estabelecida no passado, mas atualmente as vinícolas brasileiras estão sabendo explorar melhor cada terroir e investindo muito em tecnologia e conhecimento, e o resultado destas grandes melhorias já está sendo reconhecido, através de várias premiações internacionais que os vinhos brasileiros vem conquistando. A Serra Gaúcha descobriu e consolidou a sua vocação para espumantes, pois devido ao clima úmido, este é o melhor produto que a região pode expressar. Com relação aos vinhos tintos, a Campanha Gaúcha apresenta o clima ideal para as uvas tintas, que apresentam ciclo mais longo que as brancas, permitindo que elas sejam colhidas com a maturação completa. Por isso nossa região está produzindo grandes vinhos tintos, macios e encorpados, sejam eles mais frutados ou mais amadeirados. Os conhecedores do mundo do vinho já sabem disso, agora o maior desafio é massificar esta imagem, que leva algum tempo, mas chegaremos lá e surpreenderemos.

Na foto, da esquerda para direita: Isadora, Nara e Gabriela, proprietárias da Guatambu.



*Este texto foi escrito por Paulo Renato Rodrigues, Economista e Blogueiro do ZH Moinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário