domingo, 12 de junho de 2011

Thomas Hyland e Monte Velho

Embora não tenha tomado estes dois vinhos na mesma noite, estou escrevendo este post com estas duas positivas surpresas.

Começo pelo Australiano Thomas Hyland, Syrah 2004. Um vinho bonito na sua cor, uma aroma "normal"(sem grandes surpresas), mas com um sabor muito agradável. Leve como a maioria dos vinhos da uva Syrah, mas ao mesmo tempo saboroso. Provei na casa de amigos que viajarão e trouxeram de fora. Acredito que este vinho não seja tão fácil de encontrar aqui no Brasil. Eu nunca tinha visto. Uma novidade interessante. Percebe-se um sabor frutado, mas em uma boa dose, pois não chega a ficar exagerado e/ou adocicado, ficando um gosto provocativo no seu equilíbrio com os taninos.









O outro vinho que provei foi o Português Monte Velho. Este já fazia algum tempo que estava de olho, visto que vinhos Portugueses sempre foram meus preferidos. É um vinho da região do Alentejo, safra 2009, e apresentou uma excelente relação custo x benefício. Um vinho na faixa de R$ 60,00 no restaurante. É possível perceber um leve gosto de madeira e um pequeno sabor "defumado" que dá ao vinho um gosto diferente. Uma coisa interessante deste vinho, é que é facilmente encontrado em tamanho meia garrafa (375ml) em muitas cartas de vinho. O que as vezes, é um tamanho agradável para uma refeição mais curta ou com poucas pessoas.
Da Austrália à Portugal, ficam duas excelentes dicas!

2 comentários:

  1. Conheço os dois, o Monte Velho pq é uma referência em Portugal, o Penfolds pq é uma referência em todo o mundo. O que me espanta é o preço que o Monte Velho alcançou (cerca de 30 euros, se não erro), quando aqui, em restaurante não passara dos 8-10 euros (em garrafeira ou mercado cerca de 4 euros)!
    Parabéns pelo blog e saudações deste lado do Atlântico,
    Carlos Soares
    http://wineofus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo ao Brasil. O país onde todo mundo quer ganhar um pouco! Me dá arrepios saber os preços dos vinhos em outras partes do mundo. Depois que descobri o site http://www.wine-searcher.com fiquei mais indignado ainda.
      Quanto aos vinhos, realmente são excelentes! O Monte Velho me encantou na Ilha da Madeira num restaurante chamado Golden Gate, local com nome sugestivo e um excelente bacalhau.
      Parabéns pelo comentário e parabéns ao proprietário do Blog. Agora, 60 R$ tá muito caro!

      Excluir