sábado, 14 de maio de 2011

Descobrindo o Maycas del Limari

Na última noite, aconteceu algo interessante ao escolher um vinho na minha adega. Por infelicidade, não fotografei para mostrar aqui no blog, mas vale a pena o relato. Depois que escolhi a garrafa, cortei a cápsula em cima e notei que a rolha estava levemente saltada para fora. Isto é um indicador que o vinho pode não estar bom. Algo dentro dele provocou uma pressão (gás) maior do que o normal. E foi o que comprovei quando abri. Vinho amargo!!! Uma pena, afinal tratava-se de um vinho Francês, que acabou indo todo fora, pois realmente não tinha como beber.

Partindo para uma segunda escolha, resolvi abrir um vinho que eu havia comprado de curioso. O nome é Maycas del Limari, Chileno, Reserva Especial, safra 2008 da uva Syrah. A garrafa, de ombros "afeminados" já indicava que seria um vinho leve. A cor é intensa, um rubi escuro, típico de vinhos mais robustos como o Tannat, por exemplo. Mas o sabor super equilibrado e realmente leve. Também foi possível perceber que este Syrah era menos frutado que a maioria dos produzidos no Chile. Um sabor prolongado, que no final apresenta um toque de chocolate e gosto tostado.
O vinho é produzido em um vale chamado Valle del Limari, no nordeste de Santiago, próximo ao oceano pacífico, e no seu contra-rótulo vende a idéia da influência das brisas do oceano nas suas uvas. Realmente deve ser verdade, afinal, na minha opinião, foi o melhor Syrah Chileno que já tomei.

2 comentários:

  1. Não digo ser o melhor Syrah chileno... Mas para o dia a dia, cai perfeitamente.
    O bouquet dele se abre apenas com uma tornada!

    ResponderExcluir
  2. onde comprar o Maycas em SP?

    ResponderExcluir