sábado, 30 de abril de 2011

Degustando o Maderos em José Ignácio


Sempre defendi aqui no blog que vinho não é apenas a bebida em si. Um bom vinho precisa estar acompanhado de um bom lugar, uma boa energia e boas pessoas. Com certeza um ambiente favorece qualquer vinho a ficar muito mais saboroso.
Eu e minha esposa somos fã de Punta Del Este (Uruguai) e região. Nesta páscoa resolvemos ir para José Ignácio, uma cidade extremamente charmosa e 20km próximo de Punta. A proposta foi de tirar alguns dias de total silêncio, cheiro de grama, luau, uma boa música, barulho de lenha queimando e é claro, bons vinhos. Toda vez que fomos para o Uruguai, tivemos a grata felicidade de provarmos bons vinhos. E desta vez não foi diferente.
Porém, ao contrário de outras viagens, vou postar aqui somente um vinho que experimentei neste último feriadão.
Seguindo a sugestão de outros blogueiros, fomos juntar na beira de praia de José Ignácio, em um restaurante chamado La Huella e fica literalmente na areia. Uma noite fria, de lua cheia e céu estrelado. Ambiente extremamente agradável.
Como dito antes, em uma situação destas, muitos vinhos seriam maravilhosos. Mas ainda assim, resolvemos conversar com o sommelier da casa e pegar alguma dica. Fazíamos questão que fosse um vinho Uruguai, para ficar no clima da viagem.

E foi desta forma que fomos apresentados ao Maderos, da Bodega Los Cerros de San Juan. Eu havia comentado com o sommelier que não costumamos gostar de vinhos muito “pegados”, ou encorpados como prefere dizer os mais entendidos. Somos fãs de vinhos mais leves. O Uruguai é internacionalmente conhecido pelos vinhos de uva Tannat, mas queríamos justamente conhecer algo novo e mais leve. A garrafa que tomamos do Maderos era de uva Pinot Noir, uma das uvas favoritas no nosso gosto. Safra 2006. Que vinho bom!!! Pagamos, no restaurante, o valor de R$ 45,00 e a relação custo benefício foi ótima. Vinho super equilibrado de acidez, gosto longo, sem excesso de carvalho e aquele gostinho no final que é típico dos Uruguais (amaderado, mas levemente florado).
Se for a Punta del Este, não deixe de visitar José Ignácio. Se for a José Ignácio, não deixe de jantar no La Huella. Se for no La Huella, não deixe de tomar o Maderos!

2 comentários:

  1. Oi Gabriel,
    Mais uma vez parabens pela maneira que descreve os vinhos, com muita clareza e simplicidade, que aproximam e trazem novos amantes para esse mundo....
    Nesse verão eu fui a La Huella, mais acabei ficando com um clericot... naquele calor, com os pés na areia, nada melhor!! Mais em uma outra oportunidade, irei na janta e experementarei o Maderos...
    Obrigado sempre pelas dicas,

    Alexis Kotsifas
    alexiskotsifas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Alexis,
    Agradeço a tua visita ao blog e as tuas palavras. Vou "trocar"contigo, e na próxima vez vou experimentar o clericot, que também muito me agrada!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir