segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vinho Francês e… sorvete!


Final de semana na praia e ao invés de sol, chuva! A solução é improvisar e mudar a programação. Resolvi partir para a cozinha e fazer um filé recheado, que estava sensasional. Mas como este blog é sobre vinho, e o meu file não levava vinho como ingrediente, vou deixar para comenta-lo apenas com os curiosos!
Meu pai era o nosso convidado e trouxe um vinho para harmonizar. E não era qualquer vinho, e sim um Francês, meu país preferido na produção desta bebida. Eu não conhecia o vinho, mas só o fato de ser um vinho que veio direto de Paris, trazido na mala, já tem outro astral e merece respeito!
O vinho chama-se Aegerter, 2008, Syrah, com selo DOC.
Devido ao calor, optamos por quebrar certas etiquetas e aprecia-lo em temperaturas mais baixas. Logo pela cor, percebi que era um vinho leve. Sua cor fica entre um clássico tinto e um rosé. No sabor, se confirmou um ótimo vinho, e mais uma vez os Franceses confirmaram porque são meus favoritos. O vinho harmonizou super bem com o filé e mesmo gelado, manteve toda sua energia de bom vinho. Leve e com baixa acidez, exatamente como me agrada. Isto tudo sem perder a presença dos taninos (gosto de carvalho). Apenas apresentou-se um vinho de sabor mais curto do que alguns Franceses que admiro, mas ainda assim, foi um ótimo vinho. Não faço idéia de quanto custa, mas é com certeza mais um vinho para ficar na lista daqueles que precisamos provar!

O mais interessante se desenrolou depois. Antes da janta, já havíamos tomado espumante como aperitivo. No final da janta estávamos todos levemente “passados” no álcool. Como sobremesa, servimos sorvete e foi então que meu pai resolveu quebrar todos os protocolos do vinho e misturar este maravilhoso vinho Francês com o sorvete! Meu Deus! Achei que meu pai estava louco.
Mas sabe de uma coisa? Não é que ficou bom mesmo!!!! Visualmente não ficou muito atraente, mas o sabor ficou ótimo! Ficamos com desejo de aprimorar a proposta de combinação. Não sei se precisava ser um Francês, mas a idéia de colocar um pouco de vinho no sorvete foi surpreendentemente positiva.
Isto sim que é beber vinho tinto gelado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário