quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Chef por um dia: Rigatoni com ragu ao vinho

Fazia tempo que eu não preparava uma comida que levasse vinho como um dos ingredientes. Pesquisei algumas coisas na internet e resolvi partir para a cozinha.
Antes de dar a receita em si, vale um comentário. Por favor, sempre que for fazer uma comida à base de vinho, não utilize vinho de má qualidade. Preze sempre por um vinho que lhe agrade, mesmo que seja para cozinhar! Pensando nisto, abri um clássico Chileno, o Casillero del Diablo, Reserva Privado, safra 2005, das uvas Syrah e Cabernet Sauvignon. O vinho pertence à bodega Concha Y Toro, e costuma ser um vinho "porta de entrada" para muitos apreciadores. O preço é bom, e a entrega é boa. Não é um grande vinho, mas não podemos desprezar, principalmente quando se trata de um Reserva Privado de 6 anos.
Abri o vinho, separei a dose necessária para a massa e começamos a beber!



Bom... vamos ao prato.

Ingredientes:
1 pacote de macarrão rigatoni
300g de carne moída
400g de tomates sem sementes
2 colheres (sopa) de manteiga
1 copo de vinho tinto
2 colheres de sopa de conhaque
1 cebola picada
1 talo de alho poró
Cebolinha
Sal e pimenta à gosto
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
Refogar a cebola na manteiga, em fogo mais baixo possível, de forma a deixar a cebola pastosa. Acrescentar o alho poró picado, a carne temperada com sal e pimenta, e esperar ferver até evaporar o líquido. Banhar com conhaque e deixar evaporar. Juntar os tomates passados no liquidificador e o vinho. Cozinhar em fogo brando por 40 minutos. Ferver o rigatoni em água salgada. Quando estiver al dente, escorrer e juntar com o molho. Polvilhar com queijo ralado e cebolinha picada.



Fácil, bonito, saboroso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário