domingo, 5 de dezembro de 2010

Canepa Branco e Cadouços Tinto

Fazia já algumas semanas que não saíamos para um jantar em grande estilo gastronômico, daqueles que fica-se horas e combina-se pratos diferentes com vinhos desconhecidos. Adoro isso! E já estava com saudade.
Sábado a noite é dia perfeito para isso! Eu e minha esposa fomos jantar com um casal de amigos em um dos nossos restaurantes favoritos em Porto Alegre, o Umberto. Quem não conhece, vale a pena! Joga lá no Google que você acha!

O jantar é um menu degustação harmonizado. São cinco pequenos pratos no total. Para os primeiros, tomamos um branco Chileno chamado Canepa, da uva Viogner, safra 2005. Fazia meses que estava interessado em provar esta uva. Desde que eu havia assistido em um programa de TV uma reportagem sobre a Viogner, estava curioso pelo dia em que seríamos apresentados! E foi neste sábado! Muito bom... muito bom mesmo! É um vinho robusto, não chega a ser leve, mas está longe de ser um vinho pesado. Como nos disse o Chefe Michel, é um vinho entre o Chardonnay e um Sauvignon Blanc. Mesmo sendo uma safra já um pouco "antiga" para vinho branco, a experiência foi ótima.






Chegou a vez das carnes e aí continuamos seguindo a dica do Chefe e conhecemos o Português Cadouços Natur 2007, das uvas Aragonês, Touriga Nacional e Merlot. Sou suspeito de falar dos vinhos Portugueses, pois estão na lista dos meus favoritos. E mais uma vez isto se confirmou. O vinho é sensacional. Surpreendeu positivamente à nós quatro! Todos gostamos e lamentamos que o vinho acabou "rapidamente". A presença da uva Aragonês tornou o vinho com a sensação de gás, bem leve. Não chega exatamente a ser gás, mas a acidez da uva causa esta sensação, o que torna o vinho diferente. Um ótimo equilíbrio entre a acidez e a presença dos taninos vindos do carvalho. Mais uma vez uma ótima dica Portuguesa!

Sábado à noite... do Chile à Portugal em algumas taças! Tim-tim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário