quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Oroya, um vinho feito pra sushi!


Não foi a primeira vez que tomei este vinho, mas será a primeira vez que vou escrever dele aqui no blog. O nome é Oroya. Com este nome e com este rótulo, entendi logo que o vinho é feito para culinária japonesa e logo imaginei que o vinho provém desta região.
Mas não se engane! O vinho é Argentino, feito pela vinícula Freixenet!
Um vinho desenvolvido, de fato, especialmente para harmonizar com comidas japonesas, em especial o sushi. Tem uma cor amarelada bem brilhante e um aroma bem frutado com fundo floral. No gosto, levemente ácido, em uma medida bem equilibrada. Deve ser tomado gelado e por isso tem um frescor interessante e de boa permanência na boca. A harmonização com sushis realmente foi bem apropriada, que manteve cada qual com seu gosto.
É um vinho branco, que não passa por nenhum envelecimento no barril e é composto pelas uvas Torrontés e Pinot Noir, de quem herda as características de alta qualidade aromática e o corpo firme.
O preço também é interessante. Tomei em um restaurante em Curitiba por R$ 25,00 a garrafa de 500ml.
Se a pedida for sushi, não esqueça de convidar o Oroya para a mesa.

2 comentários:

  1. Boa tarde , acho que este vinho no seja argentino mas espanhol :
    Freixenet (ˌfɾəʃə'nɛt) é uma empresa fabricante de cavas, localizada a oeste de Barcelona, na Catalunha, Espanha. A Freixenet é uma das maiores e mais famosas produtoras do cava, um vinho espumante espanhol similar ao champanhe francês, que a empresa produz em escala, quantidade e qualidade similar ao célebre champanhe francês Moët et Chandon.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Creio que houve engano em relação à composição. Esse vinho é feito com as uvas Airén, Macabeo e Moscatel. Além da garrafa ser de 750ml.

    ResponderExcluir